O Excel é na atualidade a planilha eletrônica mais importante para o trabalho do dia-a-dia em empresas de pequeno a grande porte; isso se deve à sua versatilidade. Ele está presente em cerca de 90% dos computadores do mundo.
Ter uma noção de Excel nos dias atuais é uma questão de sobrevivência para aqueles que querem ingressar ou permanecer no mercado de trabalho, isso porque do ponto de vista do empregador o uso do Excel como ferramenta de trabalho é primordial dado aos benefícios que oferece a empresa e ao funcionário, como por exemplo a automatização do trabalho.
A versão 2013 do Excel tem a capacidade de suportar até 16.384 colunas e 1.048.576 linhas, o que proporciona ao usuário trabalhar com grandes quantidades de dados em uma única planilha, possibilitando até a criação de um banco de dados de porte médio com estrema facilidade.
Seus recursos incluem uma interface clara e intuitiva, o que facilita ao usuário a encontrar as ferramentas desejadas, além de contar também com poderosas funções de cálculos e construções de gráficos, além disso, o Excel proporciona ao usuário ferramentas que auxiliam na análise de novos dados e facilitam a visualização das informações mais importantes, ajudando a detectar as tendências que aceleram a tomada de decisão com informações mais confiáveis e precisas, tornando assim o Excel peça chave dentro de todas as empresas.
Muitas companhias pelo mundo a fora colocam a formação em Excel como quesito obrigatório para novas contratações, na verdade, ter o mínimo de conhecimento em Pacote Office e em especial o Excel é uma obrigação para qualquer pessoa que queira sobreviver nesse mercado de trabalho tão competitivo.
O que torna o Excel tão importante para o mercado de trabalho é que ele pode ser personalizado para executar uma grande variedade de funções e rotinas automáticas, desse modo cada empresa ou pessoa fica livre para criar seus controles e métodos de trabalho, essa possibilidade de utilizar a ferramenta da maneira que achar melhor faz toda a diferença.
Suponhamos que você tenha um pequeno negócio e que deseje identificar os dados para comparar a margem de lucro líquido de um determinado mês sobre as vendas realizadas, para isso você não precisa ter um grande conhecimento em matemática financeira, basta ter uma noção básica de Excel e verá os resultados. O programa permite a entrada, análise, e classificação de dados de acordo com o critério que deseje, além de ter funções nativas do próprio programa que mostram os resultados com cores, tonalidades, fundos, ícones entre outras funções. Se essa planilha é para fins de apresentação, Excel ajuda você a colocá-lo em conjunto de forma visualmente atraente.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DO EXCEL:
- Análise instantânea de dados;
- Acelera o preenchimento de dados;
- Criação e manipulação de gráficos;
- Filtrar dados;
- Funções de cálculo matemático – trigonometria, estatística, engenharia, dados e hora, pesquisa e referência, lógica e texto;
- Compartilhar arquivos online;
- Mandar dados da planilha para a web;
- Salvar em outros formatos;
- Tabelas dinâmicas;
- Criação de rotinas automáticas;
- Armazenamento de informações;
- Criação de formulários de lançamento de informações.
É claro que existem inúmeras outras, mas listamos as principais.