De quantas curiosidades esse programa tão utilizado é cercado? Abaixo, podemos citar 3 curiosidades sobre o Excel.
1 – O nome “Excel” não pôde ser utilizado no início pela Microsoft
Às vezes não percebemos muitos detalhes que acabam ficando esquecidos na história dos programas de computadores.
O começo da vida do Excel foi um tanto quanto tumultuado, pois acabou tornando-se alvo de processos judiciais por disputa da marca, pois em meados de 1984 a marca “EXCEL” já era utilizada por outra empresa. Como resultado da disputa por direito de uso da marca em suas primeiras versões, a partir dai a Microsoft se viu obrigada a se referir a essa ferramenta como “Microsoft Excel”, porém essa prática passou a ser ignorada quando a Microsoft conseguiu comprar os direitos de uso as marca.
Hoje sem dúvida o Excel é o programa de gerenciamento de planilhas mais completo do mercado, oferecendo aos usuários vários ajustes e funções detalhadas se comparado as suas versões mais antigas, contudo a essência do software continua a mesma da primeira planilha eletrônica, o VISICALC, onde as células são organizadas em linhas e colunas, e contêm dados ou fórmulas com referências relativas ou absolutas às outras células.
O Excel foi o primeiro programa de seu tipo a permitir ao usuário definir a aparência das planilhas (fontes, atributos de caracteres e aparência das células).
2 – Já foi alvo fácil de Vírus
Desde 1993, o Excel tem incluído o Visual Basic for Applications (VBA), uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel e prover funções definidas pelo utilizador, essa atitude trouxe muitos benefícios ao programa, mais também muitos riscos. Essa capacidade de automação fornecida pelo VBA fez com que o Excel se tornasse um alvo fácil para programas invasores, que eram chamados de vírus de macro, essa falha grave conturbou a utilização do software no mundo corporativo, que só foi parcialmente resolvida quando os programas de antivírus passaram a detectar tais ameaças, posteriormente e tardiamente, diga-se de passagem, a Microsoft adotou medidas para prevenir o mau uso, com a adição da capacidade de desativar as macros completamente, porém somente na versão 10, a Microsoft tomou medidas para eliminar tais recursos não documentados de seus produtos.
3 – Existiram outros editores de planilhas antes do Excel
VISICALC – Ano de 1979
Nos dias atuais o VISICALC (criado para o Apple II), praticamente não é mais lembrado, porém o que poucos sabem é que essa foi provavelmente a aplicação que revolucionou as aplicações em computadores no final da década de 70, pois a partir daí os computadores pessoais deixarem de ser usados apenas como Hobby de pessoas interessadas em eletrônica e passaram a ser usados como ferramenta de gestão financeira para empresas.
Lotus 123 – Ano de 1981
Produzido pela Lotus Software, que atualmente pertence a IBM, tornou-se a primeira aplicação importante para “computador Pessoal” no início da década de 80, por ser um software bastante leve e ágil e entrou rapidamente para lista de programas mais importantes no mercado de computadores, assim como o VisiCalc havia sido o aplicativo mais importante para o Apple II, o Lotus 1-2-3 representou um papel ainda mais importante no IBM PC. Infelizmente a IBM descontinuou o suporte à Lotus 123, após 30 anos, em maio de 2013.
Microsoft MultiPlan – Ano de 1982
Esse foi o primeiro gerenciado de planilhas criado pela Microsoft, que entrou no mercado para competir de igual para igual com os conceituados VISICALC da Apple e LOTUS 123 da IBM, que dominavam o mercado na época.
O MultiPlan não foi tão bem sucedido quanto se esperava no começo, porém acabou ganhando espaço por ter versões compatíveis com outros sistemas operacionais de época, como por exemplo o Commodore 64, Xenix e MSX.
Microsoft Excel – Ano de 1985
Finalmente em 1985 nasceu o gerenciador de planilhas que no futuro seria o mais famoso e completo gerenciador de planilhas do mundo. Incialmente o Microsoft Excel foi criado para ser utilizado no Macintosh lançado em setembro de 1985. Após algumas brigas entre as empresas Microsoft e Apple a ferramenta foi reconvertida para computadores baseados em sistema operacional Windows e atualmente é a mais famosa planilha eletrônica do mercado.
A partir daí o Excel não parou mais e segue até hoje no mercado dominando o seguimento de planilhas gerenciais.
Abaixo a lista das evoluções do Excel.
- 1987: Excel 2.0;
- 1990: Excel 3.022;
- 1992: Excel 4.0;
- 1993: Excel 5.0
- 1995: Excel 7.0 (Office 95);
- 1997: Excel 8.0 (Office 97);
- 1999: Excel 9.0 (Office 2000);
- 2001: Excel 10.0 (Office XP);
- 2003: Excel 11.0 (Office 2003);
- 2007: Excel 12.0 (Office 2007);
- 2010: Excel 14.0 (Office 2010);
- 2013: Excel 15.0 (Office 2013);
- 2015: Excel 16.0 (Office 2016).
Com certeza foi uma grande evolução dos gerenciadores de planilha ao longo desses anos, saindo do rustico VISICALC até chegar na versão mais recente do Excel que temos hoje que é comercializada no pacote office 2016.
Se você gostou desse post e quer saber mais, ou tem alguma dúvida, reclamação ou sugestão, utilize nosso formulário de contato.